Discutindo Sobre IA
Foto: Pexels / ThisIsEngineering |
A partir da discussão em sala, sobre Inteligência Artificial (IA), o filme “O Dilema Das Redes” e a leitura dos textos “Animação Cultural” e “A falsa promessa do ChatGPT”, foi possível identificar diversas questões relacionadas à IA, dados e internet em geral.
Em primeiro lugar, um dos fatos mais impactantes foi a manipulação em que estamos submetidos cotidianamente, uma vez que, com os algoritmos cada vez mais “inteligentes”, nossos dados são utilizados de maneira inapropriada para induzir não apenas o consumo, mas também a ideias. Por consequência, grande parte da população compra de maneira excessiva, além disso, em virtude da manipulação sistemática o ambiente propicia àradicalização, a polarização e alienação social(consequências abordadas no filme “O Dilema Das Redes”).
Somado a isso, outra implicação negativa relacionada a essas tecnologias é a exploração da vulnerabilidade do psicológico humano. Com isso, diversos sites usam conhecimentos neurocientífico para manipular de formaexacerbada a atenção humana. Nesse sentido, o ChatGPT, usa uma linguagem rebuscada para conferir credibilidadeao que seria sua “criação”, entretanto, o site não cria, apenas analisa um compilado de informações. Assim, em virtude desses mecanismos persuasivos, ocorre a dependência de aparatos tecnológicos pelo homem, em que o homem vive em função do objeto, ideia essa, defendida por Flusser, em “Animação Cultural”.
Comentários
Postar um comentário