Objeto de Papel II e ensaio fotográfico (Luz e Sombra)

 Aspectos Abstratos  /  Luz /  Nuances  / Movimento


FOTO 01

  • Nesta foto a luz ficou predominantemente ao fundo;
  • As linhas “puxam” o olhar do observador para a luz; 
  • A sombra é encontrada na parte superior e à esquerda; 
  • A imagem possui um degradê em que clareia em direção ao fundo.


FOTO 02

  • A luz é direcionada da direita para a esquerda; 
  • A sombra está mais à esquerda, que em um primeiro momento parece ser a continuação do objeto; 
  • Composição com volume e linhas.


FOTO 03


  • É possível observar que as linhas se iniciam de forma suave e ficam mais marcadas ao fundo; 
  • A luz se concentra na parte superior à esquerda; 
  • Composição com linhas e movimento circular.

Comentários

  1. Eii, vim trazer uma crítica (espero que construtiva) pois foi pedido na aula pra gente escolher uma pessoa.
    Em relação a primeira foto: gostei bastante da forma como você dobrou o papel fazendo esses losangos e não apenas um amassado. Essa foto leva o olhar pro ponto de luz e também faz um movimento pois não é um foco reto, mas parece que a luz faz uma pequena volta para chegar ao final. Acho que não denuncia que foi feito de papel, o que é bem interessante.
    Em relação a segunda foto: dá pra perceber que a luz foi focada no objeto de papel o qual denuncia o material utilizado. Essa forma de espiral traz harmonia pra foto. Ela não está muito bem centralizada, o que me incomoda um pouco. O modo como o papel foi dobrado e recortado também foi muito criativo.
    Em relação a terceira foto: acho que a foto está pesada para o lado de cima. Se as linhas fossem mais fortes talvez o olhar seria levado mais facilmente para esse ponto preto. Existe um contraste muito forte entre a luz e a sombra.
    Em geral, acho que as três fotos conversam entre si pois misturam elementos circulares e retos.

    ResponderExcluir
  2. Critica escolhida pessoalmente. Analise da composição do slide. Escolhi esse arranjo por causa da construção incrível que achei das imagens. A priori, manifestarei os pontos positivos a respeito do todo. Os pontos positivos que revelaram um "entusiasmo" geral é devido a construção do cenário, por meio de uma narrativa estética do enquadramento, que embora não seja igual para todas as imagens, possui uma simetria visual, em que as extremidades opõe-se uma a outra, se completando. Além disso, a textura da primeira foto acarreta em um mistério de qual material é usado, não tornando tão evidente que trata-se de papel e ao mostrar o ponto de luz, possui como consequência um jogo de sombras interessante levando a impressão de uma estrutura de "estofado".
    Porém, algumas impressões que me incomodaram é o fato da figura central focalizar como foram feitas as outras imagens, eliminando um pouco do mistério de material que a primeira foto carreg, por causa da denúncia do objeto. Outrossim, outra questão inquietante é o fundo da última não possuir um degradê que levemente vai levando a preto, como ocorre na primeira que levemente vai em direção a luz, assim há uma transição rápida de cores que ficou um pouco desarmônico.

    ResponderExcluir
  3. Quando falamos de enquadramento, à princípio, achamos que a imagem 1 está fora do enquadro, mas, após olhar melhor, noto que ela respeita quase que perfeitamente a espiral de Fibonacci, que é bastante utilizada na fotografia para dar destaque para um certo elemento que se encontra no fundo da imagem. Paralelamente, na mesma imagem, gosto de como a textura do papel trabalha à favor da composição com o intuito do dá-lá um sentido de padronização de um material acolchoado que não é papel. Ademais, tratando de imagem 2, noto que o enquadramento da imagem não se encontra centralizada, mas sim levemente inclinada, o que me deixa um pouco desconfortável, mas isso pode ser resolvido com pequenos cortes na imagem em qualquer programa de edição. esta imagem me prende pelo jogo de preto e branco que foi feito através das dobras do papel, que permitiram a formação de uma espécie de paleta de tons em cinza, como se a luz e a sombra fossem decompostas. Na imagem 3, não consigo ver, infelizmente, um ponto focal definido, pois as duas entradas mais escuras, apesar de estarem próximas, não se mesclam. A escolha desse ângulo não favorece tanto a composição, que sai prejudicada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas