Visita ao Inhotim (desenhos e relato)
INHOTIM
DESENHOS
Os desenhos abaixo foram realizados na parte exterior e na parte interior da Galeria Adriana Varejão. O segundo desenho é a representação da obra “O Colecionador” (2008), que fica no primeiro pavimento da galeria.
DESENHO EXTERIOR: Galeria Adriana Varejão |
DESENHO INTERIOR: Obra: O Colecionador (2008) - Adriana Varejão |
RELATO
No dia 27/04 realizamos uma visita ao INHOTIM, local que se destaca por apresentar obras arquitetônicas em meio à paisagem natural.
Inicialmente, o grupo em que estava realizou uma visita à Galeria Adraina Varejão. Em um primeiro momento, foi possível visualizar o prédio da galeria, que se destaca por ser cubo de concreto em meio ao verde e rodeado por espelhos d'água. Nesta galeria há três pavimentos, no primeiro pavimento estão duas obras Linda do Rosário (2004) e O Colecionador (2008). A primeira foi inspirada em desabamento em que uma parede de azulejos vitimou um casal. Na segunda obra, é possível visualizador um jogo de luz e sobra aliado à perspectiva, de modo que é construída uma cena.
Linda Do Rosário (2004) |
O Colecionador (2008) |
No segundo pavimento do prédio, é apresentada a obra Celacanto Provoca Maremoto, (2004-2008), em que há a presença de grandes azulejos, de influências borrocas, e das grandes navegações realizadas entre o Brasil e Portugal. Por fim, há o terraço, que apresenta a obra Passarinhos - de Inhotim a Demini, (2003-2008), em que são apresentadas, predominantemente, espécies de pássaros da Amazônia e alguns pássaros da fauna mineira.
Celacanto Provoca Maremoto (2004-2008) |
Subida para o terraço |
Obra: Passarinhos - de INHOTIM a Demini (2003-2008) |
Terraço da Galeria Adriana Varejão |
Terraço da Galeria Adriana Varejão |
Embora, a primeira vista, haja um grande contraste entre o prédio e meio que o cerca, é possível dizer que há uma complementaridade ao longo do percurso, já que em princípio são retradadas obras relacionadas à edificações (o prédio e a sauna), após isso, obras com temáticas, relacionadas, de certa forma a natureza e as edificações (mar e azulejos), por fim são representados pássaros e retornamos em meio ao verde.
Na parte tarde, visitei duas galerias a Galeria Lygia Pape e a Galeria Cosmococa. Na Galeria Lygia Pape a obra é pautada em fios dourados e jogos de luz e sombra. Enquanto a Galeria Cosmococa é dividada em diversas salas com diferentes ambientes sensoriais, desse modo, propicia não apenas que o indivíduo seja espectador, mas sim "participador".
Galeria Lygia Pape |
Galeria Cosmococa |
Galeria Cosmococa |
De maneira geral, o INHOTIM, é um lugar incomum, que propicia aos seus visitantes a contemplação, a imerssão e a percepção sensorial em suas obras. Somado a isso, faz uma junção interessante entre obras arquitetônicas e a natureza.
—— // ——
Grupo
Ana Luiza Malaquias
Hélio Gomes
Henrique Ávila
João Henrique Pianetti
Larissa Silva
Letícia Mariano
Ryan Vitor
Samara Moura
Samuel Santos
Comentários
Postar um comentário